segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A prosperidade dos bem-aventurados

Leitura bíblica em classe:
Mt 5.1-12

Introdução:

Bem-aventurado:
Feliz {Sl 1.1; Mt 5.3}. 
Bem-aventurado é o mesmo que feliz, se feliz é andar com os justos, ser feliz é temer a Deus e andar segundo os seus preceitos.

Bem-aventurança: 
Qualquer uma das nove declarações, no sermão do monte, que começa com a palavra BEM-AVENTURADOS {Mt 5.3-12}. 
O primeiro dos seis sermões de Jesus registrados em Mateus {Mt 5-7}. Contém as BEM-AVENTURANÇAS {Mt 5.3-12} e o Pai-Nosso {Mt 6.9-13}. Alguns trechos são repetidos em Lucas (v. os subtítulos em Mateus na NTLH). Nesse sermão Jesus ensina como os cidadãos do reino devem viver, sendo luz e sal neste mundo, motivados não pela pressão da lei, mas pelo amor ao próximo {Mt 5.43-48}.

I) O fundamento das bem-aventuranças:
A alegria que o cristão goza independe da situação econômica ou social que esteja ultrapassando, quanto mais necessitado de Deus mais abençoado é a pessoa, aquele que chorra alcançará o tão esperado consolo, a palavra diz que o chorro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã, é claro que o lugar certo de chorrarmos é aos pés do nosso Senhor.

II) A bem-aventurança da mansidão e da misericórdia:  
Manso do grego praus quer dizer:
1) gentileza, bondade de espírito, humildade 
Humildade para Deus é aquela disposição de espírito com a qual aceitamos sua forma de lidar conosco como a melhor, sem, no entanto, disputar ou resistir. No A.T., os humildes são aqueles que confiam inteiramente em Deus, mais do que em suas próprias forças, para defendê-los contra toda injustiça. Assim, a atitude humildade para com os ímpios implica em saber que Deus está permitindo as injúrias que infligem, que Ele os está usando para purificar seus eleitos, e que livrará Seus eleitos a Seu tempo. (Is 41.17, Lc 18.1-8) Bondade ou humildade são opostos \a arrogância e egoísmo e originam-se na confiança na bondade de Deus e no Seu controle sobre a situação. A pessoa bondosa não está centrada no seu ego. Isto é obra do Espírito Santo, não da vontade humana. (Gl 5:23).
Fome é  desejar ardentemente, buscar com desejo impetuoso e assim seremos saciados em nossa fome e sede de justiça, pois sempre buscamos as coisas que vem do alto do trono de Deus.
Misericórdia do grego eleeo quer dizer:
1) ter misericórdia de 
2) ajudar alguém aflito ou que busca auxílio 
3) ajudar o aflito, levar ajuda ao miserável 
4) experimentar misericórdia 

III) A bem-aventurança da pureza e da aflição:
Katharos(grego) = limpo
1) limpo, puro
1a) fisicamente
1a1) purificado pelo fogo
1a2) numa comparação, como uma vinha limpa pela poda e bem preparado para carregar de frutas
1b) num sentido levítico
1b1) limpar, o uso do que não é proibido, que não torna impuro
1c) eticamente
1c1) livre de desejo corrupto, de pecado e culpa
1c2) livre de qualquer mistura com o que é falso; genuíno, sincero
1c3) sem culpa, inocente
1c4) limpo de culpa de algo
Pacificador é aquele que ama a paz, onde há conflito ele leva a paz, onde está em paz ele chega e a paz prossegue.
Se somos perseguidos por causa da justiça, se nos persegue somente porque tratamos com seriedade e imparcialidade devemos glorificar a Deus.

Conclusão:
´´Deus nos quer fazer prosperar?`` a resposta é ´´Sim`` contudo devemos entender que nesta terra as dores e o aperto são constante e somente com uma alma e espírito sadio nós vamos sorrir e vencer em todas as situações. O Senhor quer ver-nos prosperar com paz e comunhão com Ele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário