sábado, 14 de janeiro de 2012

Os Frutos da Obediência na Vida de Israel

Leitura bíblica em classe:
Dt 11.26-32

Introdução:

Maldição:
Chamamento de mal, sofrimento ou desgraça sobre alguém (Gn 27.12; Rm 3.14). Os que quebram a lei estão debaixo da maldição; Cristo nos salvou dessa maldição, fazendo-se maldição por nós (Gl 3.10-13).

Bênção
1) Pedido feito a Deus para que faça o bem a alguma pessoa (Gn 27.4,27-29).

2) O próprio bem concedido por Deus (Pv 10.22).


Bênção em hebraico B@rakah          Maldição em hebraico q@lalah
 1) bênção                                         1) maldição, difamação, execração
2) (fonte de) bênção
3) bênção, prosperidade
4) bênção, louvor de Deus
5) um dom, presente
6) acordo de paz

I) Obediência, um firme fundamento:
Assim como os nossos filhos nos ouvem e nos obedecem e devido a este comportamento não enfrentam certas adversidades da vida, aquele que obedece a Deus é bem sucedido.
Uma coisa que devemos ter sempre em mente é que com Deus não dá para trapacear, a nossa obediência se deve que temos um coração sábio devido ao temor e grato não somente por aquilo que ele nos dá mas por aquilo que ele é para conosco.

II) A desobediência, a causa da maldição:
maldito em hebraico  ‘arar
1) amaldiçoar
 1a1) amaldiçoar
1a2) maldito seja (particípio usado em maldições)
1b) (Nifal) ser amaldiçoado, amaldiçoado
1c) (Piel) amaldiçoar, estar sob maldição, rogar maldição sobre
1d) (Hofal) ser tornado uma maldição, ser amaldiçoado


Aliança
1) Acordo que Deus, por causa do seu amor  (Dt 7.8-9), fez com o seu povo. Essa aliança (trato, pacto, contrato, concerto-RC) consiste no seguinte: o Eterno, cumprindo sua promessa aos patriarcas  (Gn 17.1-8; 28.13-15), era o Deus de Israel, e Israel era o povo do Deus Eterno  (Êx 6.7; 19.4-6). Deus abençoava o povo, e este, por sua vez, lhe obedecia  (Dt 7.7-11). Em cumprimento à palavra profética  (Jr 31.31-34}, Deus fez uma nova aliança (testamento), que foi confirmada ou selada pela morte de Cristo  (Mc 14.24; Hb 8.6-13; 9.16-22). O povo de Deus é perdoado dos seus pecados  (Rm 11.26-27), recebe bênçãos eternas  (Hb 9.15) e vive uma vida de dedicação a ele  (Hb 10.19-25) e ao seu serviço  (2Co 3.6).

2) Contrato feito por autoridades de uma ou mais nações ou cidades-estado, acertando condições de paz, ajuda mútua, comércio, etc.  (1Sm 11.1).

3) Trato feito entre pessoas  (2Sm 3.12).

III) A obediência e suas lições:

Juiz
1) Pessoa que tem o poder de julgar causas, dando sentenças (Êx 18.13-26; Sl 82).

2) Líder militar, libertador e governador das tribos do povo de Israel. Desde a morte de Josué até a escolha de Saul como rei, o povo de Israel foi governado por estes juízes: OTNIEL, EÚDE, SANGAR, DÉBORA, BARAQUE, GIDEÃO, ABIMELEQUE, TOLA, JAIR, JEFTÉ, IBSÃ, ELOM, ABDOM, SANSÃO, ELI e SAMUEL.
Para aqueles que obedecem a Deus as benção advém, o chorro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã. O povo de Israel passou pelo período tribal e monárquico e nesses dois períodos tiveram altos e baixos, não importa se você é rico ou pobre o que importa é a TUA obediência.

Conclusão:
Se obedecermos a Deus comeremos do melhor nesta terra e alcançaremos a mansão celestial, se formos desobedientes e quebrarmos a aliança sofreremos. Não devemos esquecer que Deus nos quer dar primeiramente bençãos espirituais, depois físicas(sentimental) e por fim materiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário