terça-feira, 8 de março de 2011

O evangelho propaga-se entre os gentios




Leitura bíblica em classe:
At. 10.44-48; 11.15-18

Introdução:
Grande passo avante precisava ainda ser dado, e foi em Jope que Pedro aprendeu a lição de que não se deve chamar comum ou imundo aquilo que Deus limpou. Teria sido à luz desta lição que ele acrescentou, ao ensino de nosso Senhor sobre comidas, o comentário, "E assim considerou ele puros todos os alimentos", como se vê em Mc 7.19? Seja como for, havendo aprendido esta lição, teve imediatamente de pô-la em prática ao ser convidado para visitar Cornélio, centurião romano, em Cesaréia, e fazê-lo conhecer, com a família, as boas novas.
Os centuriões tinham a posição de oficiais não comissionados, cabendo-lhes a responsabilidade de capitães. Eram a espinha dorsal do exército romano, é impressionante como de todos os centuriões mencionados no Novo Testamento sempre se diz alguma coisa que os recomenda.

At-10.9 Por volta da hora sexta (9); isto é, meio-dia. Êxtase (10), estado em que a pessoa, por assim dizer, "fica fora" de si. Um certo vaso (11); lit. "um objeto"; a palavra grega (skeuos) é indefinida. Um grande lençol (11); sugerido ao subconsciente de Pedro possivelmente pela tolda aberta no eirado, ou a vela de um barco no horizonte, do lado ocidental. Quatro pontas (11). O vocábulo grego arche,  aqui traduzido "ponta" (lit. "começo") usava-se na linguagem médica por extremidade de atadura, e entre os marinheiros no sentido de "corda". Toda sorte de quadrúpedes (12). Os melhores textos omitem feras aqui e transpõem da terra para depois de répteis (veja-se a ARA). Daí resulta a divisão tríplice do mundo animal, cfr. Gn 6.20. (O Texto Recebido é aqui influenciado por At 11.6). De modo nenhum, Senhor (14); cfr. o protesto de Ezequiel (Ez 4.14). As leis dietéticas judaicas baseavam-se em Lv 11. Tais leis, em seu aspecto cerimonial, eram agora abrogadas explicitamente, como o haviam sido implicitamente no ensino de Jesus, Mc 7.14 e segs.

At-10.34 Deus não faz acepção de pessoas (34). Cfr. Dt 10.17; Rm 2.11; Ef 6.9; Cl 3.25. O sentido é: "Deus não tem favoritos". A eleição divina não implica parcialidade; a graça de Deus alcança livremente tanto a gentios como a judeus. Para nós hoje, isto é um lugar-comum, mas para Pedro era uma idéia revolucionária.



1 - Os gentios no Antigo Testamento e em o Novo Testamento:
GENTIOS
 O que não é israelita {Is 42.1,6}.

JUDEU
1) Morador da JUDÉIA. Os israelitas que voltaram do CATIVEIRO para a província da Judéia e os seus descendentes passaram a ser chamados de judeus porque a maioria deles era da tribo de Judá {Ed 4.12; Ne 1.2}.

2) No NT o termo também é usado para aqueles que seguiam o JUDAÍSMO e que, às vezes, atacavam a fé cristã, chegando a perseguir os cristãos {Mt 28.15; Jo 1.19; 3.25; At 14.19}.


JUDAIZANTE

Judeu-cristão que insistia que para alguém ser salvo era necessário também guardar as leis básicas do JUDAÍSMO, principalmente a CIRCUNCISÃO. O termo "judaizante" não aparece no NT, mas a atividade deles é mencionada em vários lugares, como, por exemplo, em Atos 15.


JUDAÍSMO
Sistema religioso praticado pelos judeus {Gl 1.13-14}. Seus ensinamentos procedem do AT, de tradições orais antigas e do TALMUDE. O conjunto de seus ensinamentos e práticas começou a formar-se no período do CATIVEIRO, desenvolvendo-se completamente no PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO.

2 - Judeus e gentios unidos por Deus mediante a cruz:
A Igreja é formada por judeus e gentios em Cristo, somos uma só família e a parede da separação caiu por terra. Em Abraão todas as famílias da terra são abençoadas e em Jesus Cristo somos unidos em um só corpo, uma só lavoura e edifício do qual Ele é o cabeça, lavrador e construtor.

Conclusão:
Que possamos levar as boas-novas de salvação a todas as gentes, tribos e nações. Todos precisam ouvir e aprender do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário