terça-feira, 8 de março de 2011

Assistência social um importante negócio

Leitura bíblica em classe:
At 6.1-7

Introdução:
A palavra chave é assistência social  e quer dizer, serviço que promove a mudança social buscando a resolução de problemas nas relações humanas, bem como a promoção do bem-estar das pessoas.
A partir da necessidade de atender os crentes em geral, porém, partindo de uma reclamação dos crentes de expressão grega foi instituídos o diaconato; hoje porém além de termos os diáconos para este importante negócio a Igreja precisa de ter uma secretaria com pessoas capacitadas e com visão para esta importante área.
Diácono -  pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e dos necessitados em geral. O diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (At 6.1-8; 1Tm 3.8-13).

1 - As dores do crescimento:
Podemos observar que os apóstolos estavam totalmente voltados para a oração e pregação da palavra, então ouve um crescimento e com este crescimento houve o problema de não atender a todos igualmente; com isto veio a reclamação e também veio a sabedoria de atender a todos com a instituição daqueles que estariam voltados para atender as viúvas, órfãos e necessitados em geral.

2 - A instituição do diaconato:

Atos 6:5  Todos concordaram com a proposta dos apóstolos. Então escolheram Estêvão, um homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um não-judeu que antes tinha se convertido ao Judaísmo.
Não podemos levar somente o pão espiritual a quem não tem o alimento material( arroz, feijão, pão, etc ), pense, alguém chega na casa de um irmão ora, prega, canta e vai embora, a dispensa continua vazia, faltou algo, precisamos mostrar o nosso verdadeiro amor e o aprendizado deixado por nosso Senhor Jesus Cristo.
Mt. 25.42  Pois tive fome, e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
43  era forasteiro, e não me recolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo e preso, e não me visitastes.
44  Também eles perguntarão: Senhor, quando te vimos faminto, com sede, forasteiro, nu, enfermo, ou preso, e não te servimos?
45  Então lhes responderá: Em verdade vos digo que quantas vezes o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.

3 - Assistência social um importante negócio:
Romanos 12:8  ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
Querido os pastores e dirigentes de congregação precisam orar e pedir a Deus que coloque ao seu lado homens fiéis a Deus e ao seu pastor para que venha a desempenhar a missão que o Senhor concedeu, hoje vejo pastores com medo de alguém tomar o seu lugar, porém o texto deixa claro que é cada um na sua vocação, a Igreja primitiva tinha  os doze apóstolos e os sete diáconos e a obra expandiu e foi só vitória.
Não tenha medo de levantar homens cheios de Deus para o ajudar, afinal, só se colhe o que se planta.

Conclusão:
Jo 6. 5  Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?
O mestre jamais deixou de saciar os famintos, nesta passagem alguém sugere para que o mestre despeça a multidão com a barriga vazia, o Senhor porém diz vamos fazer algo, comprar quem sabe, mais ali estava o senhor da multiplicação e Ele disse que nós faríamos obras que ele fez e até maiores, glórias a Deus por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário