domingo, 3 de outubro de 2010

A oração no antigo testamento

Leitura bíblica:
1 Rs 18.31-39

Introdução:
Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia, que começa com Gênesis e termina com Malaquias e que trata da antiga ALIANÇA (1). A palavra "testamento", quando é usada para indicar as duas divisões da Bíblia, quer dizer "aliança". O AT é a revelação de Deus para o povo de Israel, apontando para a vinda do MESSIAS, que haveria de ocorrer na PLENITUDE (4) dos tempos. O AT compõe-se de 39 livros, assim classificados: PENTATEUCO (5 livros), livros históricos (12), livros poéticos (5) e livros proféticos (17).

O Senhor de tudo sabe e tudo vê porém quer ter um relacionamento ou intimidade com o homem, desde os primórdios é através da oração que o homem fala com Deus.

1. A oração no pentateuco:
É através do êxodo que o povo de Israel teve grande experiência com Deus, infelizmente se esqueceram com muita rapidez os feitos do Senhor, hoje não é diferente quantos que recebem respostas rápidas e grandes do Senhor mais não suporta o dia mal.
Que não sejamos ingratos com Deus, nos aproximamos dele com gratidão e confiança de que Ele tem o melhor para cada um de nós.

2. A oração e os profetas:
Elias, Elizeu e tantos outros oraram, a comunicação é uma via de mão dupla; você fala e Deus responde, você pede e o milagre acontece. Deus espera que nós o cultuemos e quando isto acontece a glória se manifestas, à revelações, curas e salvação de almas, a glória é para Deus e a bênção é para nós.

3. Os livros poéticos e a oração:
 A poesia da Bíblia não se limita aos chamados "livros poéticos", que compreendem os livros de: Jó, Salmos, Cântico dos Cânticos, Lamentações, Provérbios e Eclesiastes; porque uma parte também dos "livros proféticos" apresenta-se sob forma poética, sobretudo num ou outro passo, por vezes brevíssimo. Há quem suponha, que essa poesia se inspira no "livro das guerras do Senhor" (Nm 21.14), ou no "livro do Reto" (Js 10.13; 2Sm 1.18; 1Rs 8.12-13) que eram colecções de poesia contemporânea. Alguns autores foram mais longe, e chegaram até a delinear os elementos duma métrica primitiva, que se encontraria desde o Gênesis até aos livros de Samuel.
O livro de Jó realmente é um livro de referencia, pois enquanto orava pelos amigos Jó recebeu a bênção, nós porém não devemos orar só em momentos de provações. Salmos vemos o homem colocando todas as sua emoções diante de alguém que verdadeiramente resolve, deposite todos os teus anseios e sonhos aos pés de Deus.

Conclusão:
É comum dizer que relacionamento e q.i.(quem indica) é tudo na parte material e profissional, porém o melhor relacionamento é com Deus através do seu filho Jesus Cristo.
Temos um Pai celestial e Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário