segunda-feira, 18 de julho de 2011

A vida do novo convertido

Leitura bíblica em classe:
II Co 5.17; Tt 2.11-13; 3.3-8

Introdução:


Jesus respondeu-lhe: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.( Jo 3.3 )
Grego: gennaw, gennao; ´´nascer`` -  na tradição judaica, de alguém que traz outros ao seu modo de vida, que converte alguém;  de Deus ao transformar pessoas em seus filhos através da fé na obra de Cristo .


Grego: anwyen, anothen; ´´novo`` -  de cima, de um lugar mais alto; de novo, mais uma vez.

I. O passado se foi e eis que tudo se fez novo:
Homem: 
a)Os seres humanos; a humanidade ( Gn 1.26 ), hebraico adham; ( Ef 6.6 ). 
b)"Velho homem" é a nossa velha natureza humana pecadora {#Rm 6.6} em contraste com o "novo homem", que é a natureza espiritual do regenerado ( Ef 2.15 ). 
 c)"Homem interior" é o eu mais profundo ( Rm 7.22 ) em contraste com o "homem exterior", que é o corpo  ( 2Co 4.16 ).
O homem natural não compreende as coisas de Deus, para compreender precisa nascer de novo, como estamos neste corpo terreno há uma forte tendencia em nós de se preocupar com as cousas daqui, quando buscamos nos aproximar de Deus que é espírito Ele comunica com o nosso espírito e passamos a entender que somos formados de corpo, alma e espírito e que existe um ser supremo(Deus) que à tudo e todos rege.

Conclusão:
Observe a frase de Stanley Horton: Jesus era pessoalmente livre de todo o pecado, mas Deus o identificou com a humanidade pecadora, tornando-o um conosco, de forma que somos unidos com Ele, somos não só identificados com a justiça de Deus, mas nos tornamos a justiça de Deus, mas nos tornamos a justiça de Deus em Cristo.
O bens, paz e alegria terrena são passageiros, a nossa vida é como um conto ligeiro mas temos a expectativa de gozar uma eternidade com Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário