sexta-feira, 15 de julho de 2011

A mensagem do reino de Deus

Leitura bíblica em classe:
Mc 1.14,15; Mt 5.3-12; Rm 14.17

Introdução:

Sermão do monte:
O primeiro dos seis sermões de Jesus registrados em Mateus (Mt 5-7). Contém as bem-aventuranças (Mt 5.3-12) e o Pai-Nosso (Mt 6.9-13). Alguns trechos são repetidos em Lucas . Nesse sermão Jesus ensina como os cidadãos do reino devem viver, sendo luz e sal neste mundo, motivados não pela pressão da lei, mas pelo amor ao próximo (Mt 5.43-48).

I. A nova vida dos que fazem parte do reino de Deus:
 Nascimento novo:
Mudança operada pelo Espírito Santo no coração de uma pessoa que, levada à fé salvadora, abandona o pecado e passa a viver uma nova vida voltada para Deus e para o próximo (Jo 3.3-7; 1Jo 2.29; 3.9; 4.7; 5.1,4,18).

Conversão:
Mudança de vida operada por Deus (At 15.3). Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se arrependimento. O segundo, relacionado com Cristo, é a FÉ (2).

Arrependimento:
Decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por acção divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa  (Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9). O complemento do arrependimento é a FÉ (2). E os dois juntos constituem a conversão.
Contudo há aqueles que estão debaixo do remorso, não vivem uma  vida verdadeira com Deus.
Remorso:
Atormentador senso de culpa por mal ou crime praticado ( Mt 27.3). É diferente do arrependimento, que é tristeza pelo pecado cometido acompanhada da decisão de abandoná-lo.

Conclusão:
Precisamos viver o que pregamos e pregarmos o que vivemos; o pecador precisa ouvir as boas-novas do evangelho e a missão é nossa.

Um comentário:

  1. Olá visitei seu blog lindas postagens, abençoadas, e ja estou seguindo.visite os meus blogs.UM CONVITE ESPECIAL PARA TODOS OS MEUS AMIGOS . VISITEM MEUS BLOS E SEJA ABENÇOADO E ME ABENÇOE DEIXANDO UMA MENSAGEM OU UM COMENTÁRIO.AMO A VIDA DE VCS???? http://diaconisafatima.blogspot.com - http://fatinhafilhadodeusaltissimo.blogspot.com - se tiver alguma dificuldade pesquise na pagina do google meu twitter @leokbc - facebook fatima soares meu orkut ftmsoares550@gmail.com

    ResponderExcluir