domingo, 22 de maio de 2011

Dons que manifestam a sabedoria de Deus

Leitura bíblica em classe:
At 16 .16 - 24

SABEDORIA
1) Qualidade que inclui bom senso e atitudes e ações corretas (Pv 4.7; Tg 1.5; 3.17). Em Pv 8 a Sabedoria é uma pessoa, apontando para Cristo (1Co 1.30).
2) Conhecimento secular, humano (1Co 1.19).

Provérbios 8:1  Escutem! A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta.
Provérbios 8:2  A Sabedoria está no alto dos morros, na beira da estrada e nas encruzilhadas dos caminhos.
Provérbios 8:3  Está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando:
Provérbios 8:4  “Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.
Provérbios 8:5  Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente. Você é tolo? Aprenda a ter juízo.
Provérbios 8:6  Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo.
Provérbios 8:7  O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira.
Provérbios 8:8  Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso.
Provérbios 8:9  Para a pessoa que tem compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado.
Provérbios 8:10  Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro puro.
Provérbios 8:11  “Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.
Provérbios 8:12  Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo.
Provérbios 8:13  Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.
Provérbios 8:14  Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte.
Provérbios 8:15  Eu ajudo os reis a governarem e os governantes a fazerem boas leis.
Provérbios 8:16  Os governadores governam com a minha ajuda, e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra.
Provérbios 8:17  “Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.
Provérbios 8:18  Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça.
Provérbios 8:19  O que eu ofereço vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura.
Provérbios 8:20  Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça,
Provérbios 8:21  dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.
Provérbios 8:22  “O SENHOR Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas.
Provérbios 8:23  Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo.
Provérbios 8:24  Nasci antes dos oceanos quando ainda não havia fontes de água.
Provérbios 8:25  Nasci antes das montanhas, antes de os morros serem colocados nos seus lugares,
Provérbios 8:26  antes de Deus ter feito a terra e os seus campos ou mesmo o primeiro punhado de terra.
Provérbios 8:27  Eu estava lá quando ele colocou o céu no seu lugar e estendeu o horizonte sobre o oceano.
Provérbios 8:28  Estava lá quando ele pôs as nuvens no céu e abriu as fontes do mar,
Provérbios 8:29  e quando ordenou às águas que não subissem além do que ele havia permitido. Eu estava lá quando ele colocou os alicerces da Terra.
Provérbios 8:30  Estava ao seu lado como arquiteto e era a sua fonte diária de alegria, sempre feliz na sua presença—
Provérbios 8:31  feliz com o mundo e contente com a raça humana.
Provérbios 8:32  “Agora, moços, escutem! Façam o que eu digo e serão felizes.
Provérbios 8:33  Aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios; não abandonem esses ensinamentos.
Provérbios 8:34  Aquele que me ouve será feliz: aquele que fica todos os dias na minha porta, esperando na entrada da minha casa.
Provérbios 8:35  Pois quem me encontra encontra a vida, e o SENHOR Deus ficará contente com ele.
Provérbios 8:36  Mas quem não me encontra prejudica-se a si mesmo; todos os que me odeiam amam a morte.”

A palavra da sabedoria, a palavra da ciência e o dom de discernir os espíritos são dons que importantes para a Igreja, conhecimentos que não se aprende em universidades, mas se recebe através da oração, palavra de Deus e busca incessante.

CIÊNCIA
Na Bíblia, soma de conhecimentos práticos da vida; sabedoria (Dn 1.4; Jó 21.22; At 7.22; 1Co 8.1; 13.8).

Daniel 1:4  mancebos nos quais não houvesse defeito algum, mas de boa presença, instruídos em toda a sabedoria, conhecedores de ciência, entendidos em conhecimentos, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus.
Jó 21:22  Acaso a Deus ensinará alguém ciência, Desde que é ele quem julga os que são elevados?
Atos 7:22  Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras.
1 Coríntios 8:1  Quanto às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas a caridade edifica;
1 Coríntios 13:8  A caridade jamais se acaba; mas quer haja profecias, desaparecerão; quer línguas, cessarão; quer ciência, desaparecerá.

MAGIA/CIÊNCIA 
Arte ou ciência oculta relacionada com a crença em poderes sobre-humanos (At 8.9,11). Por meio de certos atos e palavras e com a ajuda de espíritos e demônios, a magia pretende conhecer o futuro, encontrar ajuda para os problemas da vida e realizar coisas fora do comum. Nos tempos bíblicos a magia incluía ADIVINHAÇÃO, AGOURO, ASTROLOGIA, ENCANTAMENTO, EXORCISMO, FEITIÇARIA, NECROMANCIA, SONHO e VISÃO. 

ADIVINHAÇÃO
Forma de MAGIA em que se procura predizer o futuro e aconselhar quanto a ele  {#2Rs 17.17}. Era proibida ao povo de Israel  (Lv 19.26).

AGOURO
Forma de MAGIA pela qual se procura predizer males e desgraças  {#2Rs 17.17}. Era proibido a Israel (Lv 19.26).

ASTROLOGIA
Forma de MAGIA que trata da suposta influência que os ASTROS têm na vida e nos acontecimentos presentes e futuros  (Is 47.13).

ENCANTAMENTO
Forma de MAGIA em que se faz feitiço contra alguém ou alguma coisa; despacho; macumba {#Nm 23.23}. Era prática proibida a Israel (Dt 18.11).

EXORCISMO
1) Forma de MAGIA em que se procura expulsar espíritos maus por meio de fórmulas e cerimônias mágicas (At 19.13-16).
2) Ato para expulsar espíritos maus pelo poder de Deus (Mt 10.8; 12.28; At 16.16-18).

FEITIÇARIA
Forma de MAGIA em que se usam certos atos e palavras e a invocação de espíritos ou demônios a fim de prever o futuro ou controlar pessoas ou acontecimentos. É prática proibida na Bíblia (1Sm 15.23; Gl 5.20).

 NECROMANCIA
Forma de MAGIA em que se procura revelar o futuro e obter conhecimentos ocultos por meio de consulta a pessoas mortas (1Sm 28.8). Necromantes enganavam seus consulentes através de mudança da voz (Is 8.19; 29.4).

SONHO
Série de cenas vistas durante o sono. Nos tempos antigos foi usado por Deus para comunicar mensagens às pessoas (Gn 20.3; Nm 12.6; 1Rs 3.5; Mt 1.20). É usado também na MAGIA, pela qual se procura conhecer o futuro e obter conhecimentos ocultos (Dt 13.1-3; Jr 23.25-28; Zc 10.2).

VISÃO
1) Alguma coisa vista em sonho ou em transe e usada por Deus para comunicar uma mensagem a alguém (Is 1.1; Am 1.1).
2) Forma de MAGIA pela qual se procura conhecer o futuro e obter conhecimentos ocultos (Lm 2.14; Ez 13.6).

DISCERNIR
1) Saber a diferença (2Sm 19.35).
2) Perceber com clareza (Ed 3.13).
3) Julgar; explicar (Lc 12.56; 1Co 2.14). "Discernir espíritos" é "saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm" (1Co 12.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário