segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A eficácia do testemunho cristão. Rogerio Brum

Leitura bíblica em classe:
Mt 5.13-16;Rm 12.1,2

Introdução:

Testemunha:
1) Pessoa que declara o que viu ou ouviu (Nm 35.30; Mt 18.16).

Números 35:30  Todo aquele que matar a alguém será morto depois de ouvidas as testemunhas; mas uma só testemunha não dará testemunho contra alguém para fazê-lo morrer.
Mateus 18:16  mas se não te ouvir, leva ainda contigo uma ou duas pessoas, para que por boca de duas ou três testemunhas toda a questão fique decidida.


2) Pessoa que fala da sua experiência com Cristo e da verdade do evangelho (At 1.8).

Atos 1:8  mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até as extremidades da terra.

I. O cristão como sal da terra:

Sal - Substância branca usada como tempero (Jó 6.6), remédio (Ez 16.4) e conservante. Os cristãos são como o sal, que contribui para conservar e salvar o mundo (Mt 5.13). "Temperada com sal" em Cl 4.6 quer dizer "de bom gosto" (NTLH).

Jó 6:6  Pode comer-se sem sal o que é insípido? Ou há gosto na clara do ovo?

Ezequiel 16:4  Quanto à tua natividade, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada na água para te limpar; não foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.

Mateus 5:13  Vós sois o sal da terra; se o sal se tiver tornado insípido, como se poderá restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.
Que sejamos o tempero e aquilo que preserva pois toda a natureza geme e está na expectativa do fim de tudo; o sal na sua ação ele não é visível, observemos isto.

II. O cristão como luz do mundo:
 Luz:
1) Claridade; luminosidade (Gn 1.3).

Gênesis 1:3  Disse Deus: Haja luz; e houve luz.


2) Figuradamente refere-se a Deus (Sl 104.2; Tg 1.17); a Jesus (Jo 1.4-6); à Palavra de Deus (Sl 119.105); e aos discípulos de Jesus (Mt 5.14).

Tiago 1:17  Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem lá de cima, descendo do Pai das luzes, no qual não pode haver mudança nem sombra de variação.

João 1:4  Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
João 1:5  A luz resplandece nas trevas, e contra ela as trevas não prevaleceram.

Salmos 119:105  Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, E luz para a minha vereda.

Mateus 5:14  Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;

Como luz precisamos brilhar, não dá para ficar escondido, nós refletimos o brilho de Jesus assim como a Lua reflete o brilho do sol, os homens vêem os sinais e seguem, se aproxima e recebe a salvação em Cristo.

Conclusão:
Como tem sido o teu testemunho e  a tua conduta, a onde você passa as pessoas percebe que você é um cristão mesmo sem você abrir a sua boca?!. 
Sim sejamos o sal e a luz para esta geração, Deus conta conosco.










Nenhum comentário:

Postar um comentário