sábado, 22 de outubro de 2011

Como enfrentar a oposição a obra de Deus

Leitura bíblica em classe:
Ne 4.1-9

Introdução:
Quem se levanta contra a obra de Deus, contra o próprio Deus se levanta.

Oposição ferrenha:
Salmos 3:1  Jeová, como se multiplicam os meus adversários! Muitos são os que se levantam contra mim.
1 Coríntios 16:9  porque se me abriu uma porta grande e eficaz, e há muitos adversários.
Contra nós vem o adversário de nossa alma e ele precisa de um corpo para operar e infelizmente muitos tem emprestado os seus corpos para o adversário. Hoje muitos só esperam uma oportunidade para tentar desestabilizar aquele que esta a frente.
Muitos nãoi fazem e se opoem aqueles que fazem, que Deus nos proteja e nos guarde de tais pessoas.
O alvo principal é quem está na linha de frente, há uma frase que diz, ´´Só leva pedradas árvores que tem fruto.`` e devemos entender que há três tipos de operação de Deus, da carne e do diabo, agora uma grande verdade é que precisamos nos relacionar, ainda que tenhamos vivido alguma experiencia deságradavel prefcisamos insistir de que Deus através de sua palavra transforma e liberta e que o perdão deve ser um ato contínuo em nossa vida.

Aprendendo com as portas de Jerusalém

Leitura bíblica em classe:
Ne 3.1,2,3,6,13-15

OS MUROS DE JERUSALÉM

Os muros [de Jerusalém] originalmente incluíam a pequena e prolongada “cidade de Davi” na colina sudeste. Posteriormente, eles foram estendidos para incluir a cidade expandida e a área do Templo. As principais fontes do conhecimento atual dos muros antigos são Neemias e Josefo. No tempo do Senhor Jesus, o muro sul atravessava o vale Tiropeano e abrangia tanto a cidade de Davi quanto a cidade alta, onde agora existe uma igreja. O primeiro muro norte se estendia diretamente para o oeste a partir da área do Templo. O disputado “segundo muro” de Josefo se estendia a partir das redondezas da Porta de Jope ao norte, e então a leste para unir-se à fortaleza de Antônia a norte do Templo. O “terceiro muro”, que começou, de acordo com Josefo, em 42 d.C., está situado sob o muro norte existente, ou pode ser a série de pedras maciças afastadas para o norte do muro atual, entre o consulado americano e Escola Americana de Pesquisa Oriental. Os muros atuais são os de Suleiman, construídos em 1542 d.C. e provalvelmente seguem os muros romanos de Aelia Capitolina.

As portas e as torres do muro da cidade, na época da reedificação, durante o governo de Neemias, são citadas em ordem, começando coma a Porta das Ovelhas, perto da esquina nordeste da área do Templo, e prosseguindo no sentido anti-horário em torno das fortificações (Ne 3). Quer ligadas à inspeção preliminar de Neemias, à noite, ou à dedicação do muro de Jerusalém, a maioria das portas é mencionada novamente (Ne 2.12-15; 12.27-39). 

Testo extraído de http://www.cpad.com.br

Contexto:
2 Samuel 5:6  Foi o rei com seus homens a Jerusalém contra os jebuseus, que habitavam naquela terra; os quais disseram a Davi: Não entrarás aqui, porque os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer com isso: Davi não poderá entrar aqui.
2 Samuel 5:7  Todavia Davi tomou a fortaleza de Sião: esta é a cidade de Davi.
2 Samuel 5:8  Disse Davi naquele dia: Todo o que ferir os jebuseus, suba ao canal e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa.
2 Samuel 5:9  Davi habitou na fortaleza, e chamou-lhe a cidade de Davi. Levantou edifícios ao redor desde Milo, e para dentro.

 

Liderança em tempo de crise

Leitura bíblica em classe:
Ne 2.11-18

Introdução:
Neemias demonstrou toda a sua capacitação como líder, ao responder a quem lhe questionava, a sua descrição e certeza do momento certo de falar além de conseguir motivar e organizar aqueles que estavam lhe auxiliando.

Tempo de crise:
Hoje não é diferente muitos dão lugar ao espírito maligno e deixa ser usado para tentar impedir a obra de Deus, outros totalmente carnais se deixam levar por inveja e facção e se colocam como opositores dos obreiros que militam na obra do mestre.
Você que é líder continue orando, revestido com as armaduras espirituais sabendo que a nossa luta não é contra a carne e o sangue mais sim contra Satanás.






domingo, 9 de outubro de 2011

Quando a crise mostra a sua face.

Leitura bíblica em classe:
Neemias 1 . 1 - 7
Introdução:
Nemias [Javé Conforta]
Judeu, copeiro de ARTAXERXES (2). Neemias liderou um grupo que voltou do CATIVEIRO para Jerusalém, onde foi governador e realizou reformas. Foi um homem de habilidade, coragem e ação. Em tudo dependia de Deus, a quem constantemente recorria em oração.

Artaxerxes [Rei Poderoso? Grande Guerreiro?]
Nome próprio ou título  (como César e Faraó) de três reis da Pérsia, dois dos quais são mencionados na Bíblia.
1) Artaxerxes I, apelidado de "Longímano" (mão longa), reinou de 464 a 424 a.C. e proibiu a reconstrução de Jerusalém  (Ed 4.7-23; 6.14).

2) Artaxerxes II, reinou de 404 a 358 a.C. Ele deu a Esdras e Neemias autoridade e também mantimentos, ouro e prata para o Templo  (Ed 7; Ne 2.1-9; 13.6).

 Cativeiro
1) Situação dos israelitas quando os moradores do Reino do Norte (Israel) foram derrotados e levados como prisioneiros para a Assíria em 722 a.C. (2Rs 17.6; 18.11), e os moradores do Reino do Sul (Judá) foram derrotados e levados como prisioneiros para a Babilônia em 586 a.C. (Jr 52.24-30).

2) Lugar onde alguém fica como prisioneiro (Ap 13.10).

Conclusão:
O livro que leva o nome de Neemias aparece nos primeiros manuscritos, combinando com o de Esdras, e ambos formam um único livro.Estes livros parecem ter sido compilados a partir de várias fontes. Há recordações pessoais de Esdras e Neemias escritas na primeira pessoa do singular; incidentes acerca de Esdras, Neemias e outros, escritos na terceira pessoa; cartas, decretos, genealogias e outros documentos.

Cronologia:
Para compreender bem a ordem dos acontecimentos, convém notar as datas dos reis da Pérsia. 538-529-Ciro.

529-522-Cambises.

522-521-Gaumata (pseudo-Smerdis). Usurpador.

521-486-Dario I (Histaspes).

486-465-Xerxes I (Assuero).

464-424-Artaxerxes I (Longímano).

424-423-Xerxes II.

423-404-Dario II (Nothus).

404-359-Artaxerxes II (Mnémon).

359-338-Artaxerxes III (Ócus).

338-331-Dario III (Codomano). Nesta data, o império persa foi derrubado por Alexandre o Grande da Macedônia.

Bom trimestre para nós todos, que Deus nos abençoe.
Rogerio Brum! Jesus Cristo voltará!