quinta-feira, 28 de julho de 2011

O reino de Deus através da Igreja

Leitura bíblica em classe:
Lc 17.20,21; Mt 18.1-5; Mc 10.42-45

Introdução:

Igreja:
1) Grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Rm 16.16).

Romanos 16:16  Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.
2) A totalidade das pessoas salvas em todos os tempos (Ef 1.22). 
Efésios 1:22  Ele lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja,

Mundo: 
1) A terra (Sl 24.1). 
2) O conjunto das nações conhecidas (1Rs 10.23). 
3) A raça humana (Sl 9.8; Jo 3.16; At 17.31). 
4) O universo (Rm 1.20). 
5) Os ímpios e maus, que se opõem a Deus (Jo 15.18) e têm o Diabo como seu chefe (Jo 12.31). 
6) Os habitantes do Império Romano (Lc 2.1). 

I- O reino de Deus e a Igreja:
A igreja foi criada para representar o reino de Deus aqui na terra, somos comissionados para fazer apologia do reino do senhor Jesus, pois pregamos uma mensagem cristocêntrica, Jesus Cristo é a Porta, o Caminho, o Rei e Senhor de tudo e de todos.
No reino de Deus o maior é aquele que trabalha, serve aos seus irmãos e a Deus. Neste mundo a escada dos homens é para cima e muitos fazem do seu semelhante degraus, no reino de Deus a escada desce e bem sucedido é aquele que diz ao fraco, ´´Sou forte.``

Conclusão:
O próprio Cristo nos deu o exemplo esvaziou-se da sua glória veio como raiz de uma terra seca, verteu o seu sangue rasgou a cédula que nos era contrária e nos deu a liberdade. Muitos estão nos esperando para a sua completa cura e restauração.

A comissão cultural e a grande comissão.

Leitura bíblica em classe:
Gn 1.26-30; Mc 16.15-18,20

Introdução:

Comissionar:  encarregar de algum serviço ( At 26.12).

Atos 26:12  Neste intuito, indo a Damasco com autoridade e comissão dos principais sarcedotes,

Comissário: funcionário público encarregado de tratar de algum assunto (Et 2.3).

Ester 2:3  Designe o rei em todas as províncias do seu reino oficiais que ajuntem e tragam todas as moças virgens e formosas ao castelo de Susã, à casa das mulheres, à custódia de Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e dêem-se-lhes os seus cosméticos.

Missão: encargo; serviço (At 12.25). 
Atos 12:25  Barnabé e Saulo, tendo acabado o seu serviço, voltaram de Jerusalém, levando consigo a João que tem por sobrenome Marcos.
Temos que cumprir a missão que nos foi proposta, o Senhor conta conosco.

I- Comissão cultural, social e espiritual:
cultural 
adj. 2 g.
Relativo à cultura. 
Cultura é o saber e a instrução de um povo e através da palavra de Deus a cultura de um povo pode se adequar a vontade de Deus, pois devido o pecado os homens se afastam da vontade do senhor, passam a adorar criaturas em vez do criador por exemplo.
social 
(latim socialis, -e)
adj. 2 g.
1. Que diz respeito à sociedade.
2. Que tem tendência para viver em sociedade. = SOCIÁVEL ≠INSOCIAL
3. Que diz respeito a uma sociedade comercial.
Através de um trabalho social nós podemos trazer aqueles que estão excluídos para um bom convívio, independente do nível social, intelectual se está preso ou viciado todos devem ouvir as boas-novas do evangelho.
Espiritual  
Ver as pessoas como um ser que tem uma alma e espírito e que o corpo é pó e para o pó voltará mais a alma passará uma eternidade no céu ou no inferno.

Conclusão:
Esta responsabilidade é nossa, se não clamarmos as pedras clamarão, sejamos luz e sal para esta gente!!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A vida do novo convertido

Leitura bíblica em classe:
II Co 5.17; Tt 2.11-13; 3.3-8

Introdução:


Jesus respondeu-lhe: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.( Jo 3.3 )
Grego: gennaw, gennao; ´´nascer`` -  na tradição judaica, de alguém que traz outros ao seu modo de vida, que converte alguém;  de Deus ao transformar pessoas em seus filhos através da fé na obra de Cristo .


Grego: anwyen, anothen; ´´novo`` -  de cima, de um lugar mais alto; de novo, mais uma vez.

I. O passado se foi e eis que tudo se fez novo:
Homem: 
a)Os seres humanos; a humanidade ( Gn 1.26 ), hebraico adham; ( Ef 6.6 ). 
b)"Velho homem" é a nossa velha natureza humana pecadora {#Rm 6.6} em contraste com o "novo homem", que é a natureza espiritual do regenerado ( Ef 2.15 ). 
 c)"Homem interior" é o eu mais profundo ( Rm 7.22 ) em contraste com o "homem exterior", que é o corpo  ( 2Co 4.16 ).
O homem natural não compreende as coisas de Deus, para compreender precisa nascer de novo, como estamos neste corpo terreno há uma forte tendencia em nós de se preocupar com as cousas daqui, quando buscamos nos aproximar de Deus que é espírito Ele comunica com o nosso espírito e passamos a entender que somos formados de corpo, alma e espírito e que existe um ser supremo(Deus) que à tudo e todos rege.

Conclusão:
Observe a frase de Stanley Horton: Jesus era pessoalmente livre de todo o pecado, mas Deus o identificou com a humanidade pecadora, tornando-o um conosco, de forma que somos unidos com Ele, somos não só identificados com a justiça de Deus, mas nos tornamos a justiça de Deus, mas nos tornamos a justiça de Deus em Cristo.
O bens, paz e alegria terrena são passageiros, a nossa vida é como um conto ligeiro mas temos a expectativa de gozar uma eternidade com Deus.



sexta-feira, 15 de julho de 2011

A mensagem do reino de Deus

Leitura bíblica em classe:
Mc 1.14,15; Mt 5.3-12; Rm 14.17

Introdução:

Sermão do monte:
O primeiro dos seis sermões de Jesus registrados em Mateus (Mt 5-7). Contém as bem-aventuranças (Mt 5.3-12) e o Pai-Nosso (Mt 6.9-13). Alguns trechos são repetidos em Lucas . Nesse sermão Jesus ensina como os cidadãos do reino devem viver, sendo luz e sal neste mundo, motivados não pela pressão da lei, mas pelo amor ao próximo (Mt 5.43-48).

I. A nova vida dos que fazem parte do reino de Deus:
 Nascimento novo:
Mudança operada pelo Espírito Santo no coração de uma pessoa que, levada à fé salvadora, abandona o pecado e passa a viver uma nova vida voltada para Deus e para o próximo (Jo 3.3-7; 1Jo 2.29; 3.9; 4.7; 5.1,4,18).

Conversão:
Mudança de vida operada por Deus (At 15.3). Essa mudança tem dois aspectos. O primeiro, relacionado com o pecado, chama-se arrependimento. O segundo, relacionado com Cristo, é a FÉ (2).

Arrependimento:
Decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por acção divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa  (Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9). O complemento do arrependimento é a FÉ (2). E os dois juntos constituem a conversão.
Contudo há aqueles que estão debaixo do remorso, não vivem uma  vida verdadeira com Deus.
Remorso:
Atormentador senso de culpa por mal ou crime praticado ( Mt 27.3). É diferente do arrependimento, que é tristeza pelo pecado cometido acompanhada da decisão de abandoná-lo.

Conclusão:
Precisamos viver o que pregamos e pregarmos o que vivemos; o pecador precisa ouvir as boas-novas do evangelho e a missão é nossa.

domingo, 10 de julho de 2011

Projeto original do reino de Deus

Leitura bíblica em classe:
Mc 4.1-3;10-12; Lc 17.20,21

Introdução:
O nosso Deus é soberano, Ele criou o céu, a terra os mares e tudo que neles há, assim felizes são aqueles que obedecem e ouve a sua voz. Com certeza existe um arquiteto que projetou este universo, que formou o homem a sua imagem e semelhança.

Reino:
Território politicamente organizado, governado por um rei ou por uma rainha (1Rs 2.12; 10.1; 2Cr 22.12).


I. Conceito bíblico de reino de Deus:

Reino, de Deus, do céu
O domínio de Deus sobre as pessoas e sobre o mundo, tanto no presente como no futuro (Mt 5.3; 12.28; Lc 17.21; Rm 14.17). Às vezes também quer dizer a vida com Deus no céu (2Tm 4.18).

Mateus 5:3  Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Mateus 12:28  Mas se pelo Espírito de Deus eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus.
Lucas 17:21  nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo acolá! porque o reino de Deus está no meio de vós.
Romanos 14:17  Pois o reino de Deus não é comer nem beber, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo;

2 Timóteo 4:18  O Senhor me livrará de toda a obra má e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Para nós foi dada a incumbência de levar a palavra do nosso Senhor e Rei a todas as nações e povos, esses governos(humanos) são passageiros e transitórios o reino do nosso Deus é eterno.

Conclusão:
No reino de Deus a vontade do pai é conhecida e praticada por amor, devoção, prazer, submissão, dever e gratidão. Que sejamos bons cidadãos deste reino!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

As duas ultimas lições: 12 e 13

Leitura bíblica em classe:
2 Tm 4.1-4; 2pe 2.1-3

Doutrina:
1) Conjunto de ensinamentos religiosos (Is 42.4; Mc 1.22).

Isaías 42:4  Não se apagará nem será quebrado, até que estabeleça o juízo na terra; e as ilhas esperarão a sua lei.
Marcos 1:22  Admiravam-se do seu ensino, porque ele os ensinava como quem tinha autoridade, e não como os escribas.


2) Um desses ensinamentos (1Co 14.26; 2Jo 1.10).

1 Coríntios 14:26  Que farei, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um tem salmo, tem ensino, tem revelação, tem língua, tem interpretação; que tudo se faça para edificação.
2 João 1:10  Se alguém vem ter convosco e não traz este ensino, não o recebais em casa nem o saudeis;


Profeta, profetisa:
Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus (PROFECIA). No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina (Jr 27.4). No NT, o profeta falava baseado na revelação do AT e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (At 13.1; 1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11). A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia. João Batista (Mt 14.5; Lc 1.76) e Jesus (Mt 21.11,46; Lc 7.16; 24.19; Jo 9.17) também foram chamados de profetas.


Mestre:
1) Professor; instrutor (Sl 119.99; Mt 10.24).

2) Título de Jesus, que tinha autoridade ao ensinar (Mc 12.14).

3) Pessoa perita em alguma ciência ou arte (Êx 35.35).

4) Pessoa que se destaca em qualquer coisa ( Pv 24.8; Ez 21.31).

5) Capitão (Jn 1.6)

Satanás:
Adversário.

Que possamos nos alicerçar cada vez mais na palavra de Deus, os falsos profetas, mestres e pastores já se encontra no meio de nós.

Leitura bíblica em classe:
At 19.1-6,11,12,18,19


Avivar:
Animar; renovar  (Hc 3.2).
 Habacuque 3:2  Tenho ouvido, Jeová, a tua fama, e estou amedrontado; Aviva, Jeová, a tua obra no meio dos anos, Faze que seja ela conhecida no meioGENUÍNO

Genuino:
Puro (1Pe 2.2; 5.12).  dos anos; Na tua indignação lembra-te de misericórdia.

1 Pedro 2:2  desejai, como meninos recém-nascidos, o leite racional, sem dolo, para que por ele cresçais para a salvação,
1 Pedro 5:12  Por Silvano, que é, como entendo, fiel irmão, vos escrevi resumidamente, exortando e protestando que esta é a verdadeira graça de Deus, em que deveis ficar firmes.

Dom: 
1) Capacidade ou talento que o Espírito Santo concede aos servos de Deus para uso em favor dos outros (Hb 2.4; 1Pe 4.10}. No NT há duas listas de dons: (Rm 12.6-8) e (1Co 12.4-10). 

2) Presente (Ef 2.8). 

3) Oferta (Hb 5.1). 

Quando estamos vivendo um verdadeiro avivamento recebemos de Deus os dons e exercitamos o fruto do Espírito; um crente vivo gera filhos, evangeliza, ensina e emfim se movimenta.